sexta-feira, 7 de agosto de 2020

#Dia 6 - Provérbios 6

Adicionar legenda
PROVÉRBIOS DE SALOMÃO + Oração. 

Simples, prático, claro e objetivo como você nunca viu.

Vamos juntos, meu irmão, minha irmã, para o sexto dia, Provérbios 6.

#6 Sobre ser fiador de alguém, preguiça, abominação de Deus, traição

 

Filho meu, você ficou fiador de alguém? Deu sua palavra e ficou preso na promessa que fez? Então agora você está nas mãos dessa pessoa. Vá logo até ela com humildade e peça que te livre dessa obrigação. Não descanse enquanto não fizer isso. Importuna essa pessoa se for o caso até conseguir que ela volte atrás nesse acordo. Corra disso como a gazela corre da mão do caçador e como passarinho foge da armadilha preparada pra ele.

 

E você, preguiçoso. Observe as formigas. Seja sábio e aprenda uma lição com elas. Elas não tem líder, não tem chefe, não tem patrão, não tem quem mande nelas; mas elas trabalham no verão e guardam comida para o inverno. E você, preguiçoso, até quando vai ficar deitado? Quando você vai se levantar do sono? Aí você vai dizer: “vou dormir só um pouco, dar só uma cochilada aqui, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco..” Quer ficar dormindo aí, pode esperar, porque a pobreza te atacará como um ladrão armado em assalto.

 

Os homens maus e sem valor são mentirosos. Usam de várias artimanhas para enganar os outros. Piscam o olho, arrasta o pé, fazem sinais com os dedos. São mau caráter. Com o coração cheio de perversidade, estão o tempo todo planejando fazer o mal, criando confusão, semeando intrigas. Por isso a desgraça vai vir contra eles, não tem como escapar.

Existem sete coisas que Deus detesta e não pode tolerar:

O olhar orgulhoso

A língua mentirosa

Mãos que matam gente inocente

A mente que faz planos perversos

Pés que se apressam a correr para o mal

Testemunha falsa que espalha mentiras

                E essa sétima, o senhor abomina:

Aquele que provoca discórdia e cria intriga entre os irmãos.

 

Filho, lembre-se sempre dos ensinamentos que são muito importantes para a sua vida. Eles te livrarão da mulher imoral, do adultério, das suas seduções enganosas. Qualquer homem com um pouco de dinheiro pode pagar uma prostituta, mas a mulher adúltera faz custar a sua vida, pois ela vive à caça de vida preciosa. Alguém pode carregar fogo no colo sem queimar o peito? Ou andar sobre brasas sem queimar os pés? Da mesma forma acontece com quem se deita com a mulher de outro, isso com certeza trará consequências. Vai pagar como um ladrão que é pego roubando, vai te custar caro. Quem adultera com tá fora de si, ta destruindo a si mesmo. O ciúme do marido o faz ficar furioso e sua vingança não tem limites. Vai apanhar, passar vergonha e ser humilhado pra sempre. No mínimo. Ele não se contentará com pedido de desculpas, nem compensação nenhuma. Nenhum presente vai acalmá-lo.

 

Vamos orar?

 

Senhor, nosso Deus. Viemos te pedir mais uma vez sabedoria. Nos livre, Pai, de acordos e promessas que não possamos cumprir, ou que possa nos trazer prejuízos. Que sejamos livres e não nos deixe cair nas mãos de homem nenhum. Que estejamos sempre dispostos a correr do mal e do engano. Nos dê humildade e firmeza e que nosso falar seja sim para quando for sim e não para quando for não. Porque tudo que passa disso é malignidade pra nós. Que não traiamos a ti e a nós mesmos cedendo a demandas dos outros, sendo que nosso coração, a sua voz em nós, pede o contrário.

Nos livre também, meu Deus, de toda preguiça, todo ócio exacerbado, de toda ocupação inútil que nos faça perder tempo precioso, nos afaste da vadiagem, da libertinagem, de tudo que seja entorpecente de nossa mente, de nosso viver ativo. Nos dê disposição e nos encha de vida, de saúde, de energia, de alegria e pro atividade.

Que o senhor sempre fale ao nosso coração diante de coisas que façamos que lhe sejam detestáveis ou abomináveis. Sonda o nosso coração e veja se há algum caminho mal, nos guiando para caminhos eternos. Queremos sentir harmonia contigo sempre, senhor, então que seja clara a sua exortação em nossos corações quando algo tiver fora do seu alvo. Que a paz de Cristo seja o árbitro do nosso coração sempre.

Nós pedimos mais uma vez que nos livre da tentação de nossos próprios desejos e pulsões. Que não nos enganemos diante de convites e oportunidades que sabemos serem ilusões de prazer fugaz com consequências dolorosas. Que estejamos firmes nas nossas relações e não caiamos em teias de engano de gente perdida, adúltera, imoral. Que sejamos santos em nossos sentimentos e desejos para que nós mesmos não nos tornemos perdidos, adúlteros e imorais. Nos encha de tua graça e alegria. Que nada nos escravize ou nos tire do centro da tua vontade. Muito obrigado por estar sempre conosco nessa relação tão próxima e tão importante para nós. Te pedimos com o nosso coração cheio de gratidão, em nome de Jesus.

Amém. 


Vídeo no YouTube



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOGGER DESCONFIGURADO

Por problemas de configuração do Blogguer, o Blog do Jean Charlles estará sem atualizações até o problema ser solucionado. Att Jean Charlles