sábado, 17 de junho de 2017

Revolta



Às vezes fico meio revoltado mesmo.


Há muito tempo eu tenho esse temperamento meio revolto, e muitas vezes me pegava envergonhado de sentir o que sentia. Mas, certa vez, uma amiga minha, a Patrícia, que me mostrou muitas coisas interessantes da minha própria personalidade, me fez ter uma visão diferente.



Escreveu ela:


"O que consome e ao mesmo tempo gera a energia da alma. Força constante, determinada e geradora.
Revolta. O nome soa como revolução, rebeldia. Às vezes discórdia, tumulto, angústia, raiva. Mas também pode ser rompimento, novo tempo, mudança, transformação.
Por que não atitude?


De repente uma situação geralmente negativa começa a se repetir, e a partir daí se intensificar, e com isso os sentimentos vão se unindo até eclodir numa grande explosão geradora chamada...


Revolta.


Palavra que traz uma agitação interior, a lembrança do movimento. Ou de tumulto, de pessoas caminhando de forma desordenada, trombando umas nas outras. Ou até quem sabe uma atitude grosseira, repentina, às vezes até inconsequente.


Enfim, o que seria do mundo sem a revolta, sem essa eclosão geradora?

Geradora sim, porque onde há harmonia, correspondência, sintonia, não há situação negativa o suficiente capaz de se intensificar e eclodir numa revolta. Assim, se a existência do homem fosse envolvida apenas por harmonia, não haveria força o suficiente para a geração da revolta, da mudança.


Na verdade o planeta hoje já vive, em parte, sem a revolta. E assim, estagnados diante das dores e das mazelas, pacificamente assistimos a instalação do caos. Preocupamo-nos com as boas maneiras, com a política da boa convivência, nos deixamos dominar por este pacifismo sem eloquência, que na verdade tem gerado mais ódio e dor do que amor e satisfação.


Vamos sendo pacíficos diante da fome sem necessidade, do analfabetismo pela falta de boa vontade, da pobreza por excesso de egoísmo, das guerras, fruto da ganância e do orgulho.

Saiba que não precisamos chamar pela revolta, ela já está se formando com todas as situações negativas que o mundo nos oferece. A revolta já esta à porta. Mas ela ao chegar não irá bater nem pedir licença, irá eclodir. E com isso virá a dor, porque a revolta traz consigo rompimento e isso faz nascer um novo tempo, fruto da mudança que a transformação das emoções negativas fizeram nascer com a energia advinda da revolta.


Texto elaborado em homenagem ao meu amigo e irmão Jean Charlles, que traz no seu peito uma válvula de revolta, capaz de eclodir com o mais singelo estímulo. E não pensem que isto é um mal que ele carrega, antes é a sua maior virtude, porque ainda que cause espanto e tumulto emocional, é um grande gerador de mudanças, o qual não se contrapõe ao bem, mas ao mal, que é gerado pela inércia de atitudes. Conheço bem o Jean, não necessariamente por ele ser transparente, pelo contrário, gosta de ser bem misterioso, faz parte do seu charme. É que eu tenho certo dom de ler as pessoas. Seu jeito temperamental é tão intenso que chega a ser engraçado. Pelo menos eu acho. Pois mesmo quando a farpa cai pro meu lado, não consigo deixar de rir. É do tipo de pessoa que quem o conhece realmente ou o ama, ou o odeia. Eu estou do lado dos que o amam, e amam muito... Embora não conheça ninguém que possa odiar este ser humano fantástico! "






Eu adoro esse texto. Ele, ou ela, transformou o que eu achava ser um grande defeito numa virtude. E analisando profundamente, as coisas ruins só mudam depois de momentos de revolta, até de certa dor. Não fosse isso, nada evoluiria. Todas as importantes mudanças que ocorreram na minha vida aconteceram depois de um momento desses. É o ar puro e o clima de limpeza e harmonia depois da tempestade. 

Analisando assim, aprendi a controlar um pouco mais minha impulsividade, mas não anular meus sentimentos. Não destruir as expressões de minha personalidade. Ser eu mesmo.


Que possamos nos revoltar quando algo não tiver bem. Não a revolta no sentido ruim que fere, sofre e destrói, mas o ímpeto da mudança. Que toda a energia negativa seja expurgada de nossos corações, de nossas mentes, de nossas vidas depois de um grito de Basta!


Jean Charlles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOGGER DESCONFIGURADO

Por problemas de configuração do Blogguer, o Blog do Jean Charlles estará sem atualizações até o problema ser solucionado. Att Jean Charlles