s
O ser humano tem uma dificuldade natural de acreditar em Deus, apesar da certeza intrínseca de que há um Deus.
A sua mente é acostumada a sistemas de entendimento que se fecham em esquemas que trazem a confortável pseudocompreensão. Ele não aceita que há certos mistérios no Universo - infinitamente amplo de espaços e multiversos – que não cabem nesse sistema de entendimento limitado, na sua mente tão pequena de poeirinha cósmica.
É isso mesmo, a sua empáfia antropocentrista não admite que ele veja que é apenas um cisco cósmico. Então, ele, o ser humano pensante, quer sistematizar Deus e seus desígnios, e ávido por isso, entrega a sua crença a qualquer filosofia, seita, esquema, organização cognitiva ou linha de pensamento que crie esse sistema para ele, e passa a se sentir confortável em qualquer doutrina, por mais enganosa que seja, desde que crie um quase gráfico, com começo, meio e fim, que satisfaça sua ínfima lógica, tirando de si a possibilidade de viver em fé e plenitude de vida, em paz com o que lhe é devido e de direito, preferindo viver em círculos de incompreensões angustiosas, em dor de não alcance frustrante.
Queira ou não queira, há grandes mistérios na vida, mistérios insondáveis, e somos livres para fazermos essas viagens na nossa imaginação e inteligência, mas crer que tudo pode ser explicado como um manual de liquidificador ou TV é uma criancice existencial sem tamanho.
Você pode não aceitar, mas Deus NÃO existe, Deus É; e tudo que existe, existe Nele. Ele está muito além de qualquer lógica, que cabe bem em calculadoras, programas de computador e questões exatas. Deus é absurdo, incompreensível, inexplicável, intelectualmente inatingível, insondável, assim como os seus planos e as coisas que acontecem na vida. Podemos até compreender algumas leis, mas até isso pode ser relativizado diante de acontecimentos que estão acima do que nos é natural.
Mas eu entendo.
Só se atinge Deus numa experiência de encontro, quem nunca viveu essa experiência, nunca poderá compreender tudo que está sendo dito aqui. Não há como compreender Deus e a vida da nossa humana maneira, e quanto mais cedo você entender isso, se é que isso é um problema para você, mais feliz e perto da verdade estará, porque até a felicidade e a verdade são relativas neste mundo de tanta ilusão.
Deus só se entende em Espírito e Verdade, e esse encontro e entendimento deixam todas as nossas questões bem pequenas diante do que podemos saber.
Queira ou não queira, há mistérios que só saberemos no dia em que deixarmos esse corpo físico que nos limita, perecível e prisional, e entrarmos para a Verdade Eterna, a Verdadeira Vida.
Jesus nos ensinou tudo que precisamos saber para vivermos bem neste mundo entre o berço e a sepultura, o resto, são coisas dispensáveis, viagens que ele não fez e não precisam ser feitas.
O resto é entrar num mundo oculto, onde todos os perigos do Universo se encontram.
O resto é especulação pseudocomprovada.
O resto, meus irmãozinhos, é divagação que atrasa a vida e angustia a alma.
Que a paz de Deus, que ultrapassa QUALQUER entendimento, esteja conosco.
Jean Charlles
Nenhum comentário:
Postar um comentário