sábado, 17 de junho de 2017

Sou ateu, graças a Deus



Ateísmo. Contrário de teísmo, que é a crença que existe pelo menos um deus.



Estava lendo sobre isso, vendo opiniões, textos, reflexões, demandas e concórdias. Pensando um pouco sobre tudo o que li e o que ouvi minha vida inteira sobre ser ateu, cheguei à conclusão de que o ateísmo não existe. 


“Sou ateu, não acredito em nada”. 
Isso não existe! 


Todos nós temos inerentemente a certeza de algo superior que preparou tudo antes de existirmos. Antes de termos consciência da nossa existência, tudo à nossa volta foi “pensado” e materializado para que fosse possível nossa vida. 


Se há algo superior a todos nós, capaz de criar leis perfeitas que regem os átomos e as galáxias, esse algo é considerado Deus. 


Eu falo Deus porque é o vocabulário que uso, mas isso realmente não importa. Pode ser Força Superior, Natureza, Energia, Acaso, Nada, Luz, Criador, Universo, Divina Providência, Infinito ou qualquer outro nome existente ou inventado. O que importa é que existe a razão de tudo o que existe. 


Agora, existem os que se dizem ateus por não acreditarem em Cristo, na Bíblia, na religião e no deus vulgar criado pelas crendices religiosas populares. Isso é normal, até porque nesse deus estranho pregado pelos religiosos mais tradicionais eu também não acredito. Então, eu também sou ateu. 
Graças a Deus!


Graças a Deus eu tenho o raciocínio capaz de pensar o que quiser. Até o impossível, se possível.


Frasezinha fácil de dizer, mas que no fundo esconde um significado mais profundo. Uma revolta ou não aceitação, falta de entendimento das leis universais, incompreensão, solidão, medo do desconhecido ou ingenuidade. Então dizer Sou ateu dá certa sensação de alívio e liberdade de viver sem se responsabilizar por nada que acontece ao seu redor e em sua própria vida. 


Ser ateu é uma fuga. Assim como o fanatismo religioso. São extremos do mesmo vazio existencial. 


Você pode não acreditar em nada que lhe disseram até hoje ou no formato que lhe ensinaram os padrões, mas você sabe que existe algo muito maior do que você que dá sentido a tudo. É uma força interna que grita por mais que você queira tapar os ouvidos.

É isso aí. Que está bem aí dentro. Esse sentimentozinho que você tenta encobrir com berros de sou ateu. Isso aí é exatamente o que você diz não acreditar. Mas, bem no fundo, você sabe que acredita. Só você sabe. 


Ainda não está convencido? Então pare e repare bem como as ondas quebram à beira-mar; como trabalha o seu tímpano, suas células, suas sinapses; no olhar de amor de sua mãe quando te vê; na gestação de uma criança; na sua inteligência; na rotina dos dias e noites; na movimentação das pessoas e dos astros; nas fórmulas matemáticas; nas descobertas científicas; nas experiências com o DNA; no fogo ou nos ventos... Repare os seus sentimentos mais profundos. Vai saber que está tentando se enganar. 


Se apesar de tudo isso ainda não se convencer, continue. 



São infinitas as provas de que Deus, ou qualquer que seja o nome que queira chamar, existe.

Jean Charlles

6 comentários:

  1. Olá Jean, tem pouco tempo que estou conhecendo seu trabalho no YouTube, mas tenho gostado, principalmente das orações, muito edificantes. Tenho repassado elas.
    Gostaria só se diz algo,é uma crítica construtiva, a cor de como está a letra no seu Blog dificulta a lermos, e seus textos são muito bons. É só esse toque que queria dar. Que Jesus continue te abençoando! Paz!

    ResponderExcluir
  2. É minha primeira vez por aqui e me identifiquei muito com esse texto. Eu sou baiana, mas muito direta feito sergipana e reafirmo que na realidade não existe ateu. Como negar uma coisa, uma pessoa ou um Ser Superior que não existe?

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Jean ,me chamo Nadjane Almeida e quero te agradecer pelo bem que suas palavras estão me fazendo neste momento que estou vivendo . Gosto da maneira que você nos apresenta Deus , e vivo lutando inconscientemente para sentir e vivenciar ele dentro de mim desta mesma maneira que você . Já seguir várias religiões pela necessidade que sinto dentro de mim dá presença dele , mais sempre me incomodei com às pregações de Padres, pastores, médiuns , não sei porque nunca conseguir levar adiante nenhuma das religiões porque sempre senti interesses comerciais dentro delas, mas também ao mesmo tempo sempre senti e sinto esta Necessidade de me comunicar com este ser Supremo que minha intuição me confirma existir ,e isto é tão forte que as vezes me deparo em confusões enlouquecedoras ao ponto de pensar que estou ficando esquizofrênica . Venho de uma família de tradição dentro do candomblé , e sinto muitas vezes sensações e visões de coisas sobrenaturais , mas nunca me deixei ser levada a seguir o mesmo, prefiro acreditar que são experiências com coisas de Deus. Gostaria muito que você me indicasse o caminho certo para viver e praticar Deus na minha vida também como você faz , porque é este mesmo Deus da forma que você vê o que eu acredito, mas ainda estou influenciada na Ignorância dos meus antepassados. Você pode me ajudar à encontrar ele mais fortemente na minha Vida? Estou te fazendo este apelo porque realmente preciso desta fé para salvar minha família de tantos ressentimentos e mágoas do passado . Gratidão 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nadjane. Obrigado pela presença e pelas palavras. Eu também tenho muitas dificuldades com a religião, mas foi através de experiências com a igreja evangélica (parece contra-senso, mas quem entende as coisas de Deus? hehe) que conheci a Bíblia, há 4 anos. Com a minha fome de verdade e sabedoria, lia muito e aprendi dela muito mais rápido do que aprendi as tradições e doutrinas da igreja. E isso foi perfeito. Leia os Evangelhos, comece assim, Mateus, Marcos, Lucas e João. Você vai conhecer o Jesus histórico, um pouco diferente desse Jesus das religiões. Faça isso como se nunca tivesse lido na sua vida, com a cabeça limpa, livre, esqueça doutrinas e mentiras de que são livros difíceis ou qualquer outro pré conceito. Vai lendo e pedindo a Deus que ele se faça presente na sua vida, que quer conhecê-lo. Ele é vivo, vai te ouvir e vai te responder, não tenha dúvida. Tenha paciência e Ele mesmo vai direcionando os seus caminhos. Só pra você ter uma ideia, eu pedia que ele me salvasse da situação de confusão que eu vivia, ele me levou à uma igreja, coisa impossível pra mim até então haha. Ele vai te guiando, e quando você menos perceber, estará cheia dele e sua vida vai se tornar muuuuuuuito melhor. Aí, quando isso acontecer, você pode até congregar em igrejas e grupos, mas vai saber em que você crê e o que é verdade e o que é doutrina humana. Me procure nas redes sociais, nos inbox da vida, e quando precisar, vou te ajudando... Abraço.

      @jeancharllesoficial Facebook
      https://www.instagram.com/jeancharlles/ Instagram
      jeancharllesmusic@hotmail.com E-mail

      Excluir

BLOGGER DESCONFIGURADO

Por problemas de configuração do Blogguer, o Blog do Jean Charlles estará sem atualizações até o problema ser solucionado. Att Jean Charlles