sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

SOLIDÃO Considerações e oração



A SOLIDÃO é algo muito comum nos dias de hoje. O excesso de informações e possibilidades nos dá a sensação de não conseguirmos aproveitar tudo que a vida nos oferece. E isso acontece também nos relacionamentos. Há tantas possibilidades de romances e amizades, pessoas de tanta diversidade, com tanta riqueza de experiências que gostaríamos de compartilhar, de obter delas; tantos tipos de belezas e virtudes, que não conseguimos acompanhar.

Uma das coisas mais frustrantes no âmbito dos relacionamentos amorosos é o culto ao prazer, tão somente por ele mesmo, o hedonismo. A maioria das pessoas querem curtir apenas momentos de relações puramente genitais, sem envolvimento, sem profundidade, sem respeito. Ao mesmo tempo que há tanta oferta de tantas coisas, há uma solidão generalizada, onde não se é interessante focar em alguém e desenvolver algo que possa nos suprir completamente, amando não só fisicamente, mas também psicologicamente, emocionalmente, espiritualmente. Com o tempo, a alma dessas pessoas vai ficando vazias e angustiadas e sua afetividade alterada, cheias de dores profundas e incapacidade de uma relação sadia. Bloqueios e resistências; traumas e fragmentos aflitivos. As pessoas estão cheias de romances e de corações vazios.

Outras vezes, nossas expectativas em relação aos outros não são supridas, então sentimos solidão. Criamos uma história na nossa cabeça em relação a alguém que não se concretiza, então nos frustramos. Queremos de uma forma, diferente dos planos da outra pessoa, então nos sentimos rejeitados e abandonados. Quando na verdade, só há um sofrimento subjetivo.

Às vezes pensamos estar apaixonados romanticamente e até gostando de alguém no terreno da amizade, e as queremos em nossas vidas, mas não exatamente pelo que a pessoa é, mas pelo que ela tem e está faltando em nós. Talvez a nossa admiração pela segurança da pessoa nas suas relações de amizade, ou segurança econômica que gostaríamos de ter e não estamos tendo; o corpo ideal que gostaríamos de ter, a pessoa tem e nós não temos no momento; a facilidade de viajar por toda parte que a pessoa mostra e nós não temos; os talentos e virtudes dela que gostaríamos de ter... enfim, pode ser muitas coisas. Então, nos apaixonamos por aqueles aspectos que gostaríamos de ter e confundimos com a pessoa em si, que muitas vezes, nada tem a ver com a gente, e uma relação amorosa com ela não nos faria feliz. Que a amizade não é possível pelo conflito de interesses. Então sentimos uma solidão profunda diante dessa situação, e achamos que é a falta daquela pessoa específica na nossa vida, onde na realidade, é a falta de nós mesmos, do desenvolvimento de nosso potencial e virtudes; de nosso autoconhecimento e autoestima.

E o mais importante: Temos um espaço dentro de nós que é de Deus, nada nesse mundo ou em qualquer outra dimensão do Universo pode preenchê-lo. Esse espaço é preenchido com comunhão com Deus, com a certeza de fazer parte Dele e só Ele está acima de nós em questão de importância existencial. É tê-lo como nosso único objeto de adoração, tudo o mais, não merece tanta idolatria e fragmentos de nossa alma. Quando temos essa comunhão e relação presencial da força de Deus em nossa consciência, podemos até sentir falta de alguém ao nosso lado, mas nada angustiante e dolorosamente solitário, pois somos supridos por alguém que é inesgotável em amor e nunca nos decepciona ou abandona. Então, nossas relações são saudáveis e de comunhão e troca, e não de sugar do outro tentando preencher um buraco que não cabe a ninguém preencher, somente à fonte de sua existência.

Jean Charlles

- Expostos esses aspectos, vamos orar para harmonizar essa área que é tão importante para nós, as relações. Nós mamíferos somos os mais frágeis da natureza quando nascemos, que, sem os cuidados de alguém, não sobrevivemos. Então trazemos em nós intrinsecamente a necessidade objetiva do outro para a nossa sobrevivência, quando adultos, não mais para a manutenção na nossa vida no corpo, mas no campo relacional, afetivo, sentimental, emocional, amoroso.

ORAÇÃO

Senhor, venho agora com o meu coração vazio e cheio de dor, tentando encontrar em cada pessoa que cruza o meu caminho o bálsamo para aliviar meu sofrimento. Estou deixando de seguir o fluxo natural da vida e os seus indicadores de caminhos para me entregar à ansiedade de encontrar pessoas que supram minhas necessidades interiores. Estou angustiado procurando a atenção dos outros, de amigos, familiares e pessoas que convivo para encher algo que elas não conseguirão. Te peço, Senhor, que me tires agora todas essas sensações e mentiras dos inimigos da minha alma, acalmando meu coração e me enchendo do seu Santo Espírito. Preencha, Senhor, essa lacuna que só o Senhor pode suprir. Me encha de amor e esperança. Que eu possa amar sem esperar retorno ou recompensa, mas pelo simples fato de amar, de deixar caminhar pelo meu ser a plenitude do amor. 
Tire os meus olhos das coisas que admiro nas outras pessoas e me ajude a olhar para dentro de mim e descobrir minhas riquezas e desenvolvê-las, em favor de mim e de todos que se relacionarem comigo. Me encha de luz e tape os meus olhos e sentidos para o olhar de inveja e frustração em relação à vida dos outros que considero felizes. Senhor, tire de mim todo o mal, todo espírito de solidão, rejeição, carência, abandono e escassez. Mude completamente minha consciência e atmosfera relacional, atraindo assim pessoas saudáveis e felizes para o meu ciclo e que me faça crescer e some à minha felicidade, já calcada na minha relação contigo. 
Peço que o que não for de ti, pessoas que porventura estejam no campo das minhas relações, mas que são destrutivas e abusivas, sejam tiradas pela ação do teu amor e cuidado, e coloque apenas pessoas boas e que acrescentem na minha vida e na minha relação contigo. Abençoe as pessoas que estão solitárias neste momento e derrame azeite em mim, de amor, paz e completude, e que transborde do meu cálice se derramando em todos ao meu redor. Que eu não me diminua ou abaixe o meu valor pessoal por causa de pessoas egoístas, sem temor a ti e à vida. Que diminua cada vez mais a distância que me une a ti e que minha vida com as pessoas seja plena e harmoniosa, com a alegria sadia passeando por entre nós.
Muito obrigado pela minha família, pelos meus amigos, companheiros de trabalho e de caminhada, que eu consiga, através da tua unção sobre mim, Senhor, estar a cada dia mais feliz com todas as pessoas, e que eu nunca mais na minha vida venha sentir qualquer resquício de solidão ou falta. Trabalha meu subconsciente e cura toda ferida e cicatriz emocional do passado. Que eu possa ser perdoado e que eu perdoe também qualquer relação infeliz que eu tenha experimentado, seja pela minha autossabotagem, seja por não ter tido o respeito por mim mesmo ou por andar invigilante, atraindo problemas por não te ouvir. Que todo o meu passado seja curado e todo sentimento do meu coração seja protegido.

Por ti, Senhor, minha vida é cheia de amor, paz, alegria. Tenho em mim plenitude, segurança, autoestima, amor próprio, e suficiência em ti. Todas as minhas relações daqui pra frente serão boas e benevolentes. Pessoas maravilhosas se aproximam naturalmente respondendo à minha atmosfera de amor. Sou um imã para o amor e a amizade. Tenho excelente relação com meus familiares. Em qualquer lugar que eu esteja, todos gostam de estar comigo. 
Muito obrigado, Deus, por essa transformação irreversível. Sou agora um imã de amor que atinge todo o Universo.  
Amém.
Em nome de Jesus eu agradeço por ser tão abençoado.

Agora creia e tome essa postura para si. Seja quem deseja ser que brevemente verá o exterior refletindo o que emana do interior. Mantenha o amor de Deus que há em ti e que transborde por onde você passar.


Que Deus te abençoe.

Jean Charlles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOGGER DESCONFIGURADO

Por problemas de configuração do Blogguer, o Blog do Jean Charlles estará sem atualizações até o problema ser solucionado. Att Jean Charlles