sábado, 17 de junho de 2017

O Cristão e a Política


O cristão está no mundo, mas não é do mundo, portanto não tem nada que interferir na política e no governo deste mundo. Nós não vemos Jesus, os discípulos ou os apóstolos interferindo nos governos da época, vemos? De maneira nenhuma. Quanto aos costumes aceitos pela sociedade naquela época eram iguais ou piores dos praticados hoje. Mundo pagão, horrível.

Os primeiros cristãos eram reconhecidos pela sua misericórdia e não por protestos contra causas morais ou injustiças políticas. E o que as pessoas em geral no país fazem em suas intimidades não são causas de cristãos, não é de sua alçada. O que cada um faz da sua vida é entre ele e Deus, não entre ele o os cristãos. O incrédulo está disposto a matar e morrer para defender sua liberdade de fazer o que quiser da vida, e não cabe ao cristão querer moralizar quem não está nem aí para a sua fé.

Jesus é generoso e não arromba portas. O quanto cada cristão puder cuidar da sua própria vida, saindo de ambientes e situações que não lhe convém, que o faça, mas não queira transformar à força qualquer que seja o lugar. 

E sabe o que acontece com o cristão que quer se meter em cumbuca de ímpios? Mais cedo ou mais tarde terá que ceder e negociar, se corrompendo, porque na política desse mundo não se dá nada sem se pedir algo em troca. Fora do seu lugar, metido onde não foi chamado, o cristão é obrigado a agir de maneira diferente de sua consciência.

As coisas de Deus são loucura para o mundo. Mas essa loucura não é a insanidade de alguns tentando interferir na política, dando lições de moral com a Bíblia na mão.

Portanto, o papel do cristão não é “ficar sentado à porta de Sodoma”, tentando mudar as impiedades deste mundo, pregando moralidade ou querendo conquistar espaço na política, a sua função aqui é pregar o Evangelho para aqueles que se reconhecem pecadores. Somos estrangeiros de passagem, cordeiros soltos em meio a lobos. Este mundo é do leão que ruge ao redor, jaz no maligno. Se você tivesse diante de um leão, o que faria? Sairia correndo ou tentaria convencer o leão a se tornar vegetariano?

Quem é cristão vai honrar a palavra de Deus e viver de acordo, independente do curso deste mundo, o cristão vive à margem disso. Disse Jesus: Meu reino não é deste mundo, eles não são do mundo como eu também não sou; não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal.

Amizade com o mundo é inimizade com Deus. Igreja e estado andando juntos é um desastre, só voltar na história e ver no que deu. E a igreja tentando se unir aos poderes deste mundo passa a viver no trono do diabo, o príncipe deste mundo. Uma coisa é o individuo cristão que faz parte do mundo político como qualquer cristão em qualquer profissão; outra coisa é o interesse individual de riqueza e poder travestido de causa cristã como um tomar divino de poder, certos movimentos políticos não passam disso.

O cristão às vezes tem a ingenuidade de achar que vai mudar alguma coisa nesse mundo, trazendo o reino de Deus para essa Terra, e fazer sua fé se estabelecer por lei. Não, Jesus veio aqui e foi morto e seria morto hoje de novo, não pense que algo vai mudar por aqui. Fazemos as mesmas escolhas funestas de dois mil anos atrás e também as feitas nos primórdios da humanidade. Este é um mundo caído e a salvação é individual. Viva separado das coisas desse mundo com o olhar para a Verdadeira Vida. Somos peregrinos, em viagem, passando uma temporada.

Viva o melhor que puder, discernindo o que lhe convém vivenciar, pregando o Evangelho da Graça, não separando joio de trigo e dando a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus.



Jean Charlles - inspirado por falas de Mario Persona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOGGER DESCONFIGURADO

Por problemas de configuração do Blogguer, o Blog do Jean Charlles estará sem atualizações até o problema ser solucionado. Att Jean Charlles